Vereadores vestem verde para simbolizar a semana de conscientização sobre a esquizofrenia

Na Reunião que aconteceu nessa terça-feira (17), os Vereadores e Vereadoras da Câmara Municipal de Nepomuceno vieram vestidos de verde para simbolizar o apoio a Conscientização sobre a Esquizofrenia.

A esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico grave com alterações significativas na sensopercepção (pseudoalucinações predominantemente auditivas) - pensamento (alterações na forma e conteúdo do pensamento), incluindo falsos juízos da realidade (delírios) - cognição, emoção e volição (sintomas negativos).

De acordo estudos realizados em algumas regiões do Brasil, a prevalência de esquizofrenia é estimada em cerca de 0,8% da população brasileira, correspondendo a mais de 1,6 milhões de pessoas vivendo com esse transtorno limitante em nosso país. Desses a maioria (81,5%) é atendida pelo Sistema Único de Saúde, sendo que 71% desses pacientes não recebem tratamento de forma regular.

Somado à gravidade do transtorno e dificuldade de acesso ao tratamento adequado, pessoas com esquizofrenia sofrem de psicofobia em razão do estigma individual e cultural sobre a doença, inclusive por parte de médicos psiquiatras. Consequente ao preconceito, principalmente devido à falta de informação, e a associação entre esquizofrenia e violência, muitas vezes fortalecida pela mídia, os pacientes acabam vítimas da marginalização e exclusão social, ocasionando ainda mais sofrimento e dificuldades na reintegração à sociedade e mercado de trabalho.

Sendo assim, é imprescindível a necessidade em iniciar campanhas para conscientização sobre a esquizofrenia, para profissionais, pacientes, familiares, cuidadores, e população em geral, visando melhoras para o acesso ao tratamento de qualidade, redução do estigma ao transtorno, e maior reintegração das pessoas com esquizofrenia à uma vida digna, produtiva, e acesso aos seus direitos fundamentais. Em Nepomuceno, o projeto apresentado no ano de 2019 virou lei no dia 13 de junho e a partir desta data, passou a compor o calendário oficial do município, trazendo do dia 20 de maio ao dia 27 a Semana de Conscientização sobre a Esquizofrenia.