top of page
logomarca-pj-horizontal nepomuceno branc

Esse é um programa de formação política voltado aos estudantes do ensino médio dos municípios mineiros cria a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.

A cada ano, os jovens escolhem um tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo, debates e deliberação que contribuem para sua formação política.

É uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), realizada em parceria com diversas câmaras municipais mineiras.


OBJETIVOS DO PJ MINAS

  • Estimular a formação política e cidadã de estudantes do ensino médio, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento.

  • Incentivar o envolvimento das câmaras municipais em atividades de educação para a cidadania e fortalecer o Legislativo municipal.

  • Propiciar espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões.

  • Levar os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica de seu município e pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade.

Em Nepomuceno, o Parlamento Jovem existe há 2 anos, trazendo Jovens de toda Nepomuceno a viver essa experiência onde eles podem pensar melhorias para nossa sociedade e fazer com que elas virem realidade.

Já foram discutidos no nosso Parlamento Jovem temas como a "Violência contra a Mulher" e "Discriminação Etnico Racial". 

Em 2020, o Parlamento Jovem traz um tema voltado a área ambiental, "Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável". Com a situação atual em que estamos vivendo, a Câmara Municipal de Nepomuceno suspendeu por um  período indeterminado os encontros presenciais e começou a realizar os encontros online com o novo programa PJ ONLINE. 

Comandado pelo Diretor da Escola do Legislativo, Clelio Braz Souza, e pela Coordenadora da Escola, Viviane Villas Boas Magrinelli, o programa trazia de um modo diferenciado toda formação política proposta no programa. Além disso, eles receberam convidados para falar sobre os temas e levar ainda mais informação para os jovens.

bottom of page