Buscar
  • ASCOM Nepomuceno

Vereadores discutem situação da saúde municipal em Reunião Ordinária


Os Vereadores da Câmara Municipal de Nepomuceno estiveram reunidos para a 15ª Reunião Ordinária na última segunda feira (07) onde receberam as representantes da saúde municipal, convocadas pela vereadora Luciana do Marra, Pauliny Lobo, Secretária Interina de Saúde, a Coordenadora de Epidemiologia, Jaqueline Sarquis e Maria José Fabi, Diretora da Santa Casa de Nepomuceno

O intuito da convocação, foi para discutir e saber qual a real situação da saúde municipal, levando em consideração a pandemia que estamos vivendo do COVID-19.

Durante a reunião, os vereadores abordaram questões que são levantadas pela população e pelos próprios parlamentares, como legisladores e fiscalizadores do serviço público.

Inicialmente a Diretora da Santa Casa falou sobre a realidade da instituição frente a pandemia. Explicou sobre a situação financeira, sobre as obras realizadas e sobre os novos pontos de atendimento para tratamento do COVID-19.

A diretora mostrou sua preocupação em relação a parte financeira da instituição, levando em consideração as grandes despesas geradas e a falta de recursos.


A Secretária Interina de Saúde, assumiu o cargo no dia 01 de junho, e disse ainda não estar inteiramente a par dos números e valores relacionados aos gastos, mas salientou que os números são altos relacionados a testes do COVID-19. A Secretária falou sobre a situação da secretaria e explicou como são realizados os processos referentes a saúde municipal.

A Coordenadora Epidemiológica Municipal, explicou aos parlamentares e a população que assistia a reunião, como são os procedimentos realizados para a realização do teste do COVID-19. De acordo com ela, são realizados 3 tipos de testes, o rt-pcr, que é um teste melhor, que não é feito no município, ele é coletado aqui e encaminhado para Lavras. O teste rápido de antígeno, que é o teste que sai o resultado no mesmo dia e o teste de anticorpo, que é o teste de sangue que é realizado no 14° dia de sintoma.

Jaqueline ainda salientou sobre a eficiência dos testes e sobre o trabalho de toda a equipe de saúde.

Com relação às vacinas, a Coordenadora assegurou que Nepomuceno está seguindo o plano Nacional de vacinação.

Por fim, os vereadores reiteraram o compromisso do poder público na contenção da pandemia na cidade; reforçaram a importância dos profissionais na saúde que estão atuando diariamente no combate ao coronavírus; e pediram novamente a colaboração de todos para que cada um faça sua parte.

“ O momento é de união e tenho certeza que assim vamos vencer essa batalha”, finalizou o presidente da Câmara Municipal, vereador Thuler Adriano Spuri.


A reunião está disponível na íntegra no Facebook da Câmara Municipal, no Youtube e no site da Câmara.