top of page
Buscar
  • Foto do escritorASCOM Nepomuceno

Lucas Amaral representa o Parlamento Jovem de Nepomuceno no programa Geração da TV Assembleia

Na edição de 10 de setembro, o integrante do Parlamento Jovem de Nepomuceno, Lucas Amaral, foi entrevistado no programa Geração que é transmitido pela TV Assembléia em Belo Horizonte.

Lucas foi acompanhado de sua colega de Parlamento, Maria Carolina e da servidora da Câmara Bianca Cheim. O tema abordado pelos jovens em 2018 foi "Violência contra a mulher" que foi o tema principal dos debates do Parlamento durante todo o ano.

Dados do Mapa da Violência 2015 colocam o Brasil na quinta posição em índices de feminicídio, atrás apenas de El Salvador, Colômbia, Guatemala e Federação Russa. Meninas e mulheres negras são as mais vitimadas. A maioria das agressões vem de um familiar direto, parceiro ou ex-parceiro. A violência contra a mulher tem também outras formas, uma delas é a pouca representação nos espaços de decisão e de poder, inclusive na política.

No estúdio, estavam presentes a defensora pública do Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher em Situação de Violência, Maria Cecília Pinto; além Ruth Schmitz, gerente-geral da Escola do Legislativo. Maria Cecília é especialista no atendimento qualificado a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Já Ruth Schmitz participa do PJ Minas desde a primeira edição, tendo acompanhado todas as etapas de expansão do projeto, desde que era realizado apenas em Belo Horizonte.

Além de Lucas representando Nepomuceno, outros estudantes do Parlamento Jovem de Minas participaram da entrevista ao vivo. Os estudantes mineiros Luísa Martins, de Sabinópolis (Rio Doce); Carlos Vinícius Barbosa, de Natalândia (Noroeste); e Ana Paula Dias Carlos, da cidade de Gonçalves (Sul).

“Fiquei sabendo do PJ Minas quando divulgaram no Cefet. É a primeira vez do Parlamento Jovem na minha cidade e eu quis participar por causa do Enem. Depois que o projeto começou, me interessei demais pelo tema e queria ajudar. Montamos um teatro sobre violência contra a mulher, que foi apresentado no aniversário da cidade, no dia 30 de agosto”, conta Lucas.


bottom of page